Fale conosco!
35 4103-1440
Home A Fazenda Notícias Fotos Vídeos Contato
Registre sua visita!
NOTÍCIAS

Pró-Fêmeas será implantado em Alagoas
29 de julho de 2015 


 


Para ampliar a produção de leite do Estado de Alagoas, o governo estadual implantará um programa de melhoria da qualidade genética do rebanho leiteiro. O secretário de Agricultura de Alagoas, Álvaro José do Monte Vasconcelos, reuniu-se em Belo Horizonte (MG) com o gerente de projetos da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Bruno de Barros, para definir como será feita a implantação do programa Pró-Fêmeas. O encontro aconteceu na última quinta-feira (23/07) e teve ainda a participação de criadores alagoanos e do representante estadual da Girolando em Alagoas Domício José Gregório A. Silva.


Em Alagoas, o rebanho leiteiro é composto por mais de 600 mil cabeças e a produção gira em torno de 160 mil litros por ano, segundo informações do Anualpec 2015. Boa parte desses animais está concentrada em pequenos e médios rebanhos. O Pró-Fêmeas é um programa direcionado justamente para esse público e tem como objetivo aumentar a produtividade dos rebanhos, garantindo mais renda aos produtores rurais. Isso ocorre por meio da aquisição de fêmeas geneticamente superiores, que, além produzirem mais leite, geram bezerros de melhor qualidade para a pecuária comercial. Para facilitar a aquisição de fêmeas, o programa permite a utilização de linhas de crédito, com taxas de juros menores e maior tempo de carência para pagamento. O Pró-Fêmeas está em funcionamento em Minas Gerais desde o início do ano e também será implantado em Rondônia.

Outros temas abordados durante a reunião foi a participação  da Associação de Girolando no Programa de Melhoramento Genético do Estado de Alagoas. São produzidos anualmente mais de 3 mil prenhezes, por meio da biotecnologia de Transferência de Embrião (TE), e distribuídas aos pequenos e médios produtores rurais. O secretário solicitou que os animais nascidos desse programa sejam registrados por um técnico da Girolando, que é a entidade responsável no Brasil para a execução do registro genealógico. A proposta da Associação é que esses produtores beneficiados passem a atuar como Rebanho Colaborador do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. Os rebanhos colaboradores recebem gratuitamente sêmen de touros do Teste de Progênie da raça. Este ano, serão distribuídas em todo o país mais de 13 mil doses.
 
FONTE: http://www.girolando.com.br/index.php?paginasSite/noticia,37,2334

leia mais

04
Setembro

13
Junho

25
Maio

+ Notícias

Nossos parceiros